cover
Tocando Agora:

Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães realiza primeira captação de múltiplos órgãos sob nova gestão

Saúde

Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães realiza primeira captação de múltiplos órgãos sob nova gestão
Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães realiza primeira captação de múltiplos órgãos sob nova gestão (Foto: Reprodução)

O Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) localizada em Porto Seguro, alcançou um importante marco na assistência à saúde ao realizar, no último dia 19 de junho, a primeira captação de múltiplos órgãos sob a gestão da S3 Gestão em Saúde, instituição atualmente responsável pela gestão da unidade. O feito ganha ainda mais relevância por ter ocorrido apenas quatro dias após a nova administradora assumir oficialmente a gestão do hospital, em 15 de junho, demonstrando o alinhamento das equipes e o compromisso com a continuidade e o fortalecimento dos serviços prestados à população.


A ação representa um avanço significativo na política de doação e transplantes, contribuindo para ampliar as oportunidades de tratamento para pacientes que aguardam por um transplante em todo o país. Mais do que um procedimento de alta complexidade, a captação de múltiplos órgãos possui impacto direto na rede nacional de transplantes, permitindo que diferentes receptores, em distintas regiões brasileiras, possam ser beneficiados a partir de um único ato de solidariedade. A realização desse processo reafirma o papel estratégico do Hospital Regional de Porto Seguro na rede estadual de saúde e fortalece sua contribuição para um sistema integrado que conecta esperança e cuidado a pacientes de todo o Brasil.


Ao longo de 2026, o hospital vem desenvolvendo ações voltadas à identificação de potenciais doadores e à condução qualificada dos protocolos de morte encefálica, fortalecendo o processo de captação de tecidos e órgãos na unidade. Ao assumir a gestão do HRDLEM, a S3 reafirma seu compromisso com a excelência assistencial, a humanização do cuidado e o fortalecimento de práticas que impactam diretamente a vida da população.


A expectativa é ampliar ainda mais os processos de identificação de potenciais doadores, qualificar continuamente os profissionais envolvidos e fortalecer as ações de conscientização junto à sociedade, consolidando o hospital como referência na promoção da doação de órgãos e tecidos e contribuindo para que mais vidas sejam transformadas por meio dos transplantes.


“A realização dessa captação representa muito mais que um procedimento técnico. Ela simboliza o compromisso das equipes com a vida, o fortalecimento da cultura da doação de órgãos e a continuidade da assistência de excelência prestada pelo Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães”, afirma a diretora Institucional da S3 Gestão em Saúde, Fernanda Rodrigues.


Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA