cover
Tocando Agora:

Tradição e fé movimentam Alcobaça durante a Festa de São Sebastião

Cultura

Tradição e fé movimentam Alcobaça durante a Festa de São Sebastião
Tradição e fé movimentam Alcobaça durante a Festa de São Sebastião (Foto: Reprodução)

Entre os dias 17 e 20 de janeiro, Alcobaça viveu momentos de intensa devoção, cultura e celebração popular com a realização da tradicional Festa de São Sebastião, marcada pelas cheganças, embaixadas e lutas entre mouros e cristãos. Durante os quatro dias de programação, ruas e praças ficaram tomadas por moradores e visitantes que prestigiaram as apresentações dos brincadores, os atos religiosos e a procissão em homenagem a São Sebastião.

Venerado pela Igreja Católica como mártir e testemunha de Cristo, São Sebastião é celebrado na região por meio das cheganças — manifestação cultural que mistura fé, teatro popular, música e dança. As encenações retratam as batalhas simbólicas entre mouros e cristãos, tradições que têm origem no período da Reconquista da Península Ibérica e que, ao longo dos séculos, chegaram ao Brasil e se fortaleceram especialmente no extremo sul da Bahia.

Em Alcobaça, a festividade chamou ainda mais atenção pela expressiva participação do público e pelo grande número de grupos envolvidos nas apresentações. Mesmo acontecendo em dias úteis e sem feriado oficial no município, a festa atraiu um público significativo, evidenciando a força da tradição e o enraizamento da cultura popular na cidade.

O evento foi realizado pelos mouros e cristãos e paróquia São Bernardo e apoio da Prefeitura Municipal de Alcobaça, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, do comércio local, parceiros e colaboradores da comunidade, que contribuíram para o sucesso da programação.

De acordo com os organizadores, as expectativas foram superadas, tanto em público quanto na qualidade das apresentações. O resultado positivo deixa um legado e aumenta a expectativa para que, no próximo ano, a festa seja ainda mais ampla e fortalecida.

A Festa de São Sebastião reafirma a importância da cultura como elemento de identidade e resistência. Em Alcobaça, tradição, fé e participação popular caminham juntas, mostrando que a cultura local segue viva, forte e capaz de mobilizar gerações em torno de sua história e de suas raízes. Por Romário Santos