cover
Tocando Agora:

Municípios baianos recebem Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025

Cultura

Municípios baianos recebem Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025
Municípios baianos recebem Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025 (Foto: Reprodução)

Ocorreu na terça-feira (10) a entrega oficial do Selo de Transparência 2025 aos  gestores que aderiram ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos nos Municípios do Estado da Bahia. A iniciativa do Ministério Público estadual, em parceria com órgãos de controle e a União dos Municípios da Bahia (UPB), tem como objetivo incentivar a transparência pública, fortalecer o exercício do controle social, estimular a cooperação interinstitucional e apoiar a gestão eficiente dos recursos públicos, especialmente no fomento à cultura e ao turismo nos municípios baianos

Pela primeira vez, desde o seu lançamento em 2023, todos os 417 municípios da Bahia repassaram informações para o Painel. Do total, 33 declararam que não irão realizar a festa. .

“Todo recurso aplicado com transparência e responsabilidade, dando retorno econômico para a população, não é gasto, é investimento para fazer o nosso São João crescer e ficar cada vez melhor”, disse o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. 

“Conseguimos em parceria forte com os órgãos controladores que eles fizessem uma nota técnica em conjunto que viabilizou o governo do estado a tirar aquela cláusula suspensiva dos municípios em estado de emergência para que todos participassem da maior festa popular do Brasil, que é o São João do Nordeste. O município que já sofre com a seca na zona rural precisa do movimento do São João na cidade para sustentar a economia local”, acrescentou.

O painel registrou investimento superior a R$ 426 milhões em contratações artísticas feitas pelas prefeituras baianas neste ano de 2025.

“Esse painel tem a participação ativa dos municípios, disponibilizando seus gastos com os artistas nos festejos juninos. Isso é um exercício de cidadania, porque permite a consulta de todos os munícipes para saber quanto seu município está gastando, mas também um instrumento turístico porque dá para saber as atrações”, pontuou a promotora Rita Tourinho.

Os dados começaram a ser cadastrados no dia 21 de maio, por meio do sistema informatizado do MPBA, de festas realizadas no período de 1º de maio a 31 de julho.