cover
Tocando Agora:

Alunos de Medeiros Neto realizam visita técnica para conhecer projetos ambientais sustentáveis de Alcobaça

Educação

Alunos de Medeiros Neto realizam visita técnica para conhecer projetos ambientais sustentáveis de Alcobaça
Alunos de Medeiros Neto realizam visita técnica para conhecer projetos ambientais sustentáveis de Alcobaça (Foto: Reprodução)

Os alunos estudam agropecuária no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Medeiros Neto. A visita surgiu da curiosidade em vivenciar na prática as experiências de iniciativas sustentáveis desenvolvidas em Alcobaça.

Ao menos dois deles chamaram mais atenção. O primeiro, a Fazenda Marinha da Prime Sea Food ficou nacionamente conhecida após reportagem exibida no Globo Rural, programa da Rede Globo de Televisão, mostrando a produção do peixe que estampa nota de R$100 reais, criado em tanques fora do mar por fazenda marinha pioneira, no município de Alcobaça, com um modelo de preservação do animal que corre risco de extinção.

O segundo, a Casa do Óleo, foi o vencedor em 2022, num concurso promovido pelo Consórcio Construir para eleger as melhores ações sustentáveis nos treze municípios que integram a região extremo sul da Bahia. Só pra se ter uma ideia, um litro de óleo despejado diretamente na natureza tem potencial de contaminar um milhão de litros d’água, daí a importância do projeto, que já deu destinação correta à mais de 8 mil litros de óleo utilizados em embarcações de pesca.

Trinta e dois alunos participaram da visita técnica à esses dois empreendimentos nesta terça-feira, dia 07 de novembro.

A professora de psicultura, Norma Ferreira de Lima, que propôs a visita como uma extensão ao conhecimento discutido em sala de aula, disse que “essa foi uma experiência muito enriquecedora para, não apenas para ela multiplicar o conhecimento, bem como, para despertar em todos os alunos a oportunidade de vivenciar de perto ações sustentáveis de geração de emprego e renda, com a preservação da natureza”.

A aluna do 3º ano de agropecuária, Ádria de Araújo Ferreira, disse que “essa foi uma experiência muito enriquecedora que levará para sua vida pessoal e profissional”.

Outro aluno, Nicolas Costa Santos, do 3º ano de agropecuária, pontuou que essas iniciativas contribuem para a preservação da natureza, auxiliando o trabalho de pescadores e na preservação de espécies marinhas”.

Para a Secretária de Meio Ambiente de Alcobaça, Daiane Mafra, “a visita técnica é resultado de um trabalho que ultrapassou as fronteiras do município de Alcobaça, despertando atenção para iniciativas pioneiras de preservação da natureza, que visam sustentabilidade na utilização de matérias-primas naturais, com o menor impacto possível ao meio ambiente”.