Equipe do Núcleo Regional de Saúde visitou Alcobaça para avaliar os avanços na saúde pública do município
Saúde

A visita aconteceu nesta sexta-feira, dia 06 de outubro, por uma equipe técnica do Núcleo Regional de Saúde (NRS/Extremo Sul), despertada pelo aumento e melhoria nos indicadores de saúde do município.
Denise Diniz (apoiadora da atenção básica do NRS/Extremo Sul) veio ver de perto as ações implementadas, que modernizaram e melhoraram os serviços públicos municipais de saúde.
Iniciada em meio à pandemia do novo coronavírus, a atual gestão municipal enfrentou o desafio de implementar mudanças nas políticas públicas de saúde, ainda no período mais agudo da doença, que tirou a vida de mais de meio milhão de pessoas no Brasil, e ainda teve de investir e se modernizar para a superação das dificuldades e dos gargalos herdados do antigo governo. Sete das dez unidades básicas de saúde do município já estão completamente informatizadas e funcionando com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEC), conforme exige o Ministério da Saúde.
Essa implementação melhorou o acompanhamento da demanda espontânea e agendada dos pacientes, organizando melhor a agenda dos profissionais da Atenção Básica, o registro dos atendimentos e a resolução de muitas das necessidades do povo alcobacense.
Com a população acreditando mais nos serviços de saúde, logo aumentou o número de consultas de pré-natal, inclusive, com acompanhamento odontológico para as gestantes, bem como, a demanda por exames citopatológicos (rastreamento do câncer do colo de útero) e as ações do Programa Saúde na Escola (PSE).
Se a demanda aumenta, também aumenta a exigência por maior demanda de serviços e para equilibrar ela relação, o município precisou investir no aumento da oferta de exames de alta complexidade.
Por outro lado, para garantir atendimento de excelência, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a capacitação e a educação permanente das equipes para se adaptar às novas mudanças e exigências do sistema público de saúde.
De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Morgana Lemos “todas essas ações fazem parte da meta para oferecer saúde pública de qualidade à população, num período marcado pela realização de muitas reuniões com as equipes de saúde e com o Programa Saúde na Escola mirando resultados, ora alcançados, fruto de muito empenho e dedicação de cada um dos integrantes das equipes envolvidas no processo de trabalho, então, a tendência é só melhorar nos indicadores”, destaca.
Para a apoiadora da Atenção Básica no NRS/Extremo Sul, Denise Diniz, “o município de Alcobaça está no caminho certo, porque está mirando o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, além de seguir investindo na modernização e na valorização de profissionais, comportamentos que contribuem com boas avaliações, tanto pelos órgãos técnicos, quanto pela população, que passa a ser melhor atendida e a buscar maior acompanhamento nos serviços públicos de saúde”, disse.